quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Clóvis Beviláqua

Jurista, magistrado, jornalista, professor, historiador e crítico, cuja atuação é considerada até os dias atuais de grande relevo no cenário nacional.
Cearense de Viçosa do Ceará, nasceu em 4 de outubro de 1859.
Em 1882, na cidade do Recife (Pe), conclui seus estudos jurídicos, dando início à sua carreira de magistrado.
No ano de 1884, professor da Faculdade de Direito do Recife, dá início à série de obras jurídicas que o credenciaram perante o Brasil.
Em 1899, por solicitação do Presidente Epitácio Pessoa, volta-se para a elaboração do anteprojeto do Código Civil Brasileiro. A referida matéria passou a ser estudada e debatida no Congresso Nacional. Aos 10 de janeiro de 1916, após decorridos dezesseis anos de discussões, foi o seu anteprojeto transformado no Código Civil brasileiro.
Clóvis Beviláqua ofereceu larga contribuição no campo intelectual para a vida pública brasileira, especialmente para a construção e evolução do direito civil no País.
Pelo valor extraordinário do conjunto de sua obra e das suas realizações, Clóvis Beviláqua merece ser sempre lembrado com respeito e admiração por todos que participam de nossa vida política, científico–jurídica e cultural.

Nenhum comentário: