quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Canindé de São Francisco

São Francisco de Assis passou a ter outro nome no Ceará: São Francisco de Canindé. Em 4 de outubro, dia dedicado a ele, que devotou sua vida aos pobres, a cidade de Canindé, a 115 quilômetros de Fortaleza, recebe milhares de romeiros que vão homenagear São Francisco, o padroeiro da cidade. A devoção a São Francisco, conhecido como o santo dos pobres, é tamanha que o Vaticano concedeu à Igreja de São Francisco de Canindé o status de basílica, título dado apenas aos principais roteiros de peregrinação cristã do mundo.

Todos em Canindé se envolvem nos festejos de São Francisco, considerada uma das maiores festas franciscanas do mundo. Uma celebração de agradecimentos dos fiéis típica da cultura nordestina, muito forte em Canindé, são os ex-votos; objetos feitos em madeira com o formato de pés, pernas, mãos, etc, representando o pedido atendido pelo santo. Os ex-votos são deixados na paróquia pelos romeiros que pagam promessa. Outro modo característico de agradecimento se dá através das romarias. Os fiéis saem anualmente em caminhada de Fortaleza a Canindé num percurso que dura quase uma semana. Os grupos organizados de fiéis realizam as romarias com cânticos e orações todo o fim de tarde.

A cidade, que anualmente recebe milhares de romeiros, há dois anos ganhou uma estátua de São Francisco, inaugurada pelo então governador Lúcio Alcântara. Trata-se, segundo a Igreja Católica, da maior estátua sacra do mundo, com 30 metros e 25 centímetros. Na basílica de São Francisco, os romeiros são acolhidos pelo santo que é admirado em todo o mundo pela lição de vida e opção preferencial pelos pobres. Do alto do moinho, São Francisco abençoa toda a cidade impondo as mãos sobre os moradores e os romeiros que visitam o santuário.

A Basílica de São Francisco das Chagas, cartão postal da cidade, constitui o principal ponto do turismo religioso em Canindé. A construção da capela primitiva foi iniciada em 1775. No século de XIX, já elevado à condição de Igreja Matriz, o templo passou por grandes reformas. Em 1910, o frade capuchinho Frei Mathias de Ponterânica resolveu empreender a construção do templo atual, encarregando essa tarefa ao arquiteto italiano Antonio Mazzini. Destacam-se também, os magníficos afrescos do pintor italiano George Kau. Em 1923, o papa Pio XI eleva o santuário de Canindé à condição de Basílica.

Juntamente com a Basílica e a Estátua de São Francisco, a Praça do Romeiro constitui o trio de atrativos mais importantes de Canindé. Gigantesco anfiteatro, com capacidade para 110 mil pessoas, a praça costuma ficar lotada no período de 25 de setembro a 3 de outubro, quando é celebrado o novenário de São Francisco. Neste mesmo complexo, o visitante encontra o Museu e o Zoológico de Canindé. Ao lado da Basílica está a Casa dos Milagres, onde os romeiros depositam ex-votos, fotografias, pinturas, roupas, mechas de cabelo e outros objetos, a fim de registrar graças alcançadas.

Na Praça Frei Aurélio fica o Convento de Santo Antônio, notável construção que data do século XIX. Existe também em Canindé, o Mosteiro das Clarissas, para abrigar as Irmãs de São Francisco. Com início na Igreja de Nossa Senhora das Dores e término na ermida do Monte (Igreja de Cristo Rei), a Via Sacra é um dos pontos mais visitados pelos romeiros, que chegam mesmo a conduzir pedras na cabeça de uma estação à outra, para cumprimento de alguma promessa.

Mas nem só de fé vive Canindé, cujo nome vem de uma tribo que habitou a região e era liderada pelo cacique Canindé. Etimologicamente, a cidade tem três versões para seu nome: “teu seio”, “tua cama” e “teu mato”. Além dos monumentos religiosos, a cidade dispõe de logradouros agradáveis, inclusive balneários, em torno do Açude São Matheus, com restaurantes e outros locais adequados para o lazer.

Nenhum comentário: