domingo, 26 de agosto de 2007

Theatro José de Alencar - Fortaleza

Batizado em homenagem a um dos maiores escritores do Ceará, autor dos romances Iracema, Cinco Minutos, A Viuvinha, Senhora, entre outros, o Theatro José de Alencar teve sua construção iniciada em outubro de 1908, quando a estrutura metálica importada da Escócia já se apresentava exposta em praça pública, depois de cruzar o Oceano Atlântico.

A inauguração aconteceu somente em 17 de junho de 1910, com direito a show pirotécnico e apresentações culturais. Inicialmente, o José de Alencar foi projetado para ser um teatro jardim, mas somente em 1975, 65 anos após a inauguração, em uma das reformas pelas quais passou o equipamento, o jardim foi construído.

A estrutura possui duas fachadas: a primeira em estilo eclético, mas com predominância do neoclássico, e a outra em art-nouveau, que chama atenção pelos belos vitrais coloridos. No interior, pinturas indescritíveis são as principais atrizes dessa peça arquitetônica. Na boca de cena, acima das cortinas, estão pintados personagens de José de Alencar. Em 1987, o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A capacidade é para 800 pessoas. (Fonte: Secretaria do Turismo)

Nenhum comentário: