segunda-feira, 5 de março de 2007

Leo Alcântara relembra aniversário do poeta Patativa


O poeta cearense Patativa do Assaré, figura de grande expressão da cultura nacional, foi lembrado nesta segunda-feira (5), data da celebração de seu nascimento, em pronunciamento feito pelo deputado Leo Alcântara.

“Patativa do Assaré semeou beleza em prosa e verso, em rima e métrica bem definidas. Nenhum outro conseguiu tão bem como ele comunicar-se com o sertanejo, com o cidadão comum, perseverante e corajoso, que luta pela sobrevivência mesmo nas condições mais desfavoráveis”, declarou Leo Alcântara.

O parlamentar cearense destacou que, na linguagem simples de homem do povo, Patativa conseguiu falar tanto das preocupações imediatas de seus conterrâneos, quanto das questões eternas da humanidade. “Ele tratou de política, de reforma agrária, de meninos de rua; clamou contra as mazelas do mundo; denunciou injustiças sociais; retratou o amor e o ódio, a vida e a morte, Deus e o diabo. Cumpriu, à sua maneira, o consagrado preceito de cantar sua terra e sua gente, refletindo valores e ideais populares do interior do Ceará, para ser universal.”

Nenhum comentário: